Páginas

cosplay


Cosplay (em japonêsコスプレ Kosupure) é abreviação de costume play ou ainda costume roleplay (ambos do inglês) que podem traduzir-se por "representação de personagem a caráter", e tem sido utilizado no original, como neologismo, conquanto ainda não convalidado no léxico português, embora já conste doutras bases, para referir-se a atividade lúdica praticada principalmente (porém não exclusivamente) por jovens e que consiste em disfarçar-se ou fantasiar-se de algum personagem real ou ficcionalconcretoou abstrato, como, por exemplo, animesmangáscomicsvideojogos ou ainda de grupos musicais — acompanhado da tentativa de interpretá-los na medida do possível. Os participantes (ou jogadores) dessa atividade chamam-se, por isso, cosplayers.


                                                História

Originalmente conhecido como masquerade, o cosplay NÃO foi criado no Japão. O primeiro cosplay conhecido foi criado por Forrest J. Ackerman em 1939 durante a primeiraWorldcon, na companhia de Myrtle R. Douglas. Ele criou a veste chamada "futurecostume", enquanto ela criou uma versão do vestido do filme de 1936 "Things to Come". Desde então, tornou-se uma prática anual nas Worldcon, com concursos e atrações próprias, e mais tarde estendendo-se aos fãs de fantasia e quadrinhos. Os primeiros cosplays de mangá/anime registrados são posteriores aos anos 70, nos EUA. O fenômeno do cosplaychegou ao Japão na década de 80 pro meio de Nobuyuki Takahashi, que ficou surpreso com o costume ao visitar um Wordcon, que começou a incentivar a pratica no Japão pelas revistas de Ficção Científica. Tornou-se comum no Japão durante as Comic Markets doJapão (criadas em 1975), que se celebram em Odaiba (Tóquio), lugares de compra e venda de Dōjinshi.



Esse evento prosseguiu desde então e se realiza regularmente. Lá, grupos de japoneses vestiam-se de seus personagens favoritos de mangásanimescomics e videojogos. Assim pois, tal prática sempre tem sido muito relacionada com aqueles produtos. Contudo, com o passar do tempo, foi-se estendendo a outros domínios, em conceitos e culturas, ganhando foro internacional. Com a popularização do anime nos anos 90, o cosplay japones tornou-se popular no mundo todo, tratando-se de caracterizações de personagens existentes, enquanto que os primeiros cosplays (estadunidenses) estendiam-se principalmente à criação de personagens, não somente se prendendo aos pré existentes.


Caracterização

Cosplay originariamente ligava-se a personagens de quadrinhos. Com o passar do tempo, contudo, foi-se tornando uma tradição e um hábito que se espalhou por todos os tipos de convenções, a envolver séries ou personagens, principalmente as de Jornada nas estrelas (Star Trek) e Guerra nas estrelas (Star Wars), no qual as pessoas fantasiadas tornaram-se atração principal, em concursos de fantasia e interpretações de cenas dos filmes ou episódios, o que permitia revelar talentos de nivel profissional. Rapidamente se espalhou pelo mundo todo, chegando na Comiket, famosa convenção realizada há anos no Japão, onde o termo se popularizou e se espalhou especialmente em eventos e encontros deanimemangá e videojogos, respectivamente as animações e quadrinhos japoneses.



A palavra cosplay, como já foi dito, é uma espécie de abreviação para "costume play" (costume = roupa / traje / fantasia e play = atuar). Ou seja, o cosplayer se caracteriza como um personagem de algum livro, mangá, jogo ou filme que queira homenagear; representa a personalidade deste; e em alguns eventos pode até mesmo competir com outros cosplayers em concursos, embora o grande barato e diversão sejam a exposição e o contato social gerado dentro do ambiente. Um dos principais objetivos desse passatempo é fazer amigos.




AISHITERU = TE AMO
ARIGATO = OBRIGADO
BAKA = IDIOTA
CHAN = JOVEM (MENINAS)
CHIBI = BAIXINHO (A)
COSPLAY = ARTE DE SE VESTIR DO PERSONAGEM DO ANIME OU MANGÁ
DAISUKE = EU GOSTO DE VOCÊ !
DOOMO ARIGATO = MUITO OBRIGADO !
DOZO = POR FAVOR
GAIJIN = ESTRANGEIRO
GOMENASAI = DESCULPA
HENTAI / EICHI = TARADO / PERVETIDO
HITO = PESSOAS
HAI = SIM
IIE= NÃO
J-MUSIC = GÊNERO MUSICAL QUE REUNE TODOS GRUPOS MUSICAIS JAPONESES
J-POP = GRUPOS MUSICAIS DE MUSICAS POP JAPONESA
J-ROCK = GRUPOS MUSICAIS DE ROCK JAPONÊS
KAWAII = FOFINHO, BONITINHO, LINDO...
KOHAI = PESSOA INFERIOR / NOVATO
KODOMO = CRIANÇA
KONBAWA = BOA NOITE !
KONNITWA = BOA TARDE !
KISU = BEIJO
KUN = JOVEM, ADOLESCENTE (MENINOS)
LIVE ACTION = FIMES DE ANIMES OU MANGÁS COM ATORES REAIS
MANGÁ = HISTÓRIA EM QUADRINHOS JAPONESA
MANGAKÁ = ARTISTA QUE FAZ O MANGÁ (ROTEIRISTA E DESENHISTA)
NIHON = JAPÃO
NIHOJIN = NASCIDO NO JAPÃO
NIPON = TERRA DO SOL NASCENTE
NI-SAN = IRMÃO (MANINHO)
NANI = O QUE ?
OTAKU = FANÁTICO POR TODA A CULTURA POP JAPONESA (ANIMES, MANGÁS, J-MUSIC, COSPLAY, TOKUSATSU,
DORAMAS, LIVE ACTION...)
OTOKO = HOMEM
OWARI = FIM
ONEE-SAN = IRMÃ (MANINHA)
ONNA = MULHER
OTOME = FEMININO DE OTAKU
OHAYO / OHAYOU = BOM DIA / OLÁ
ONEGAI = POR FAVOR
SAMA = DEUS, DIVINDADES
SAYONARA = ADEUS
SENPAI = LIDER, GUIA
SHIAWASENA = ALEGRE / CONTENTE
SUKI = GOSTAR
SENSEI = PROFESSOR / MESTRE
SUGOI = MARAVINHOSO (A) / LINDO (A)
SUMINASEN = COM LINCENÇA
YAA / YOO = OI / OLÁ / E AÍ
YATSURA = PESSOAS
ZETTAI = PERFEITO




Cosplay Perfect




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário